Nove pinguins resgatados em praias do Litoral Norte de São Paulo foram devolvidos ao mar nesta semana após um processo de reabilitação conduzido pelo Instituto Argonauta. Este instituto é responsável pelo resgate e acompanhamento desses animais em cidades como Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.
Os pinguins-de-magalhães normalmente vivem na Patagônia Argentina durante o período de reprodução, que ocorre no fim e início do ano. Após esse período, eles deixam a região para buscar comida em todo o Atlântico Sul, incluindo as águas brasileiras em seu caminho natural.
O período em que esses pinguins costumam aparecer no litoral paulista vai de maio a outubro. Neste ano, o Instituto Argonauta relatou várias ocorrências envolvendo essas aves marinhas. Os nove animais soltos nesta semana foram resgatados em diversas praias, incluindo Barra do Una, Paúba, Santiago e da Vila em São Sebastião, além das praias do Curral, Perequê, e Itaquanduba em Ilhabela.
Após receberem tratamento, as aves foram identificadas com microchips para possibilitar a identificação em caso de encalhe em outros pontos da costa brasileira, sendo então soltas em alto mar.









