Estudo realizado em Harvard, nos Estados Unidos, associa a ingestão de refrigerantes e outras bebidas açucaradas ao maior risco de câncer de fígado.
O trabalho analisou dados de quase 100 mil mulheres e os resultados foram publicados recentemente em uma revista científica.
Ao longo de mais de 20 anos, as participantes relataram aos cientistas seus hábitos de consumo de bebidas como refrigerantes, sucos de frutas industrializado e outras bebidas adoçadas artificialmente.
Os cientistas relacionaram esse consumo à incidência de câncer de fígado e morte devido a doença hepática crônica, como fibrose, cirrose ou hepatite.
De acordo com o estudo, 7 em cada 100 das mulheres que consumiram uma ou mais bebidas açucaradas diariamente tiveram um risco 85% maior de apresentar câncer de fígado e 68% maior de mortalidade por doença hepática crônica – isso comparando com as participantes que tomavam menos de três bebidas açucaradas por mês.
O câncer de fígado costuma ser agressivo e o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.
De acordo com o Instituo Nacional do Câncer, a cada ano 10 mil e 700 pacientes são diagnosticados com a doença, mais homens do que mulheres.
O número de óbitos anuais também é estimado na casa dos 10 mil e 700.