loader image
BAR DO OSMAR
Design sem nome

Todo alimento industrializado agora deve ter alerta para altos níveis de açúcar, sal e gordura

Alimentos industrializados comercializados no Brasil agora devem estampar na embalagem, de forma clara, aleta sobre altos níveis de açúcar, sal e gordura saturada.

É que entrou em vigor a nova fase da “Lupa”, como foi chamado o conjunto de novas regras para rotulagem de alimentos elaborado pela Anvisa, que, desde o ano passado, impõem mudanças nas embalagens de produtos alimentícios

Pelas novas regras, além de mudanças na tabela de informação nutricional, devem ser adotados alertas, na parte frontal da embalagem, sobre ingredientes nocivos à saúde, pra ajudar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes e adequadas às suas necessidades.

No primeiro ano da norma, apenas para os produtos novos lançados no mercado a partir de 10 de outubro de 2022 tiveram que adaptar as embalagens, com a de estampar o selo, que é uma lupa com informações nutricionais na parte da frente dos produtos.

Agora, nessa nova fase, a obrigatoriedade passa a valer para todos os alimentos industrializados que estão à venda – com exceção para os itens produzidos por empresas ou agroindústrias de pequeno porte, que ainda têm mais 12 meses para adequação.

O símbolo de lupa com indicação de alto teor de nutrientes nocivos é obrigatório quando houver adição de açúcar, sódio e gordura saturada além dos limites estabelecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =

Notícias Relacionadas

Cinco mulheres foram presas neste final de semana ao tentarem entrar em unidades prisionais do Vale do Paraíba com drogas

Ver Notícia »
Redes Sociais